Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2006 - 17h12

Quinto foguete lançado contra sul de Israel erra o alvo

Publicidade

da Efe, em Gaza

Fontes palestinas na faixa de Gaza informaram que um foguete Qassam disparado nesta quinta-feira contra a cidade israelense de Sderot desviou de sua rota e atingiu uma casa da localidade palestina de Beit Hanoun, deixando três crianças feridas.

O ataque contra Sderot --onde dois civis tiveram que ser atendidos após um ataque de pânico-- foi reivindicado pelo Jihad Islâmico, que teria lançado o ataque desta noite para vingar a morte de dois de seus membros em um ataque israelense na Cisjordânia.

Fontes policiais em Sderot --localidade com 25 mil habitantes e situada a 7 quilômetros da faixa de Gaza-- disseram que o foguete lançado nesta quinta-feira atingiu o pátio de um centro comunitário e causou danos em uma instalação.

Trata-se do quinto foguete artesanal, com um alcance de oito a dez quilômetros, disparados hoje pelos palestinos. Os israelenses vêem nestes ataques, a maior parte deles sem maiores conseqüências, violações do cessar-fogo oferecido pelas facções palestinas, e aceito pelo governo de Israel, que retirou suas tropas desse território, em 26 de novembro.

Desde aquela data, os palestinos dispararam mais de 40 foguetes Qassam, montados em oficinas metalúrgicas de Gaza, aparentemente em represália pela operação do Exército israelense no território ocupado da Cisjordânia, onde não rege a trégua.

A intensificação desses disparos nos últimos dias fez com que vários ministros israelenses, entre eles o de Defesa, Amir Peretz, e a titular de Exteriores, Tzipi Livni, pedissem hoje ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que reconsidere a "política de contenção" de não responder a esses ataques.

O primeiro-ministro convocou o Gabinete para Assuntos de Segurança, a fim de debater a situação no início da próxima semana, no momento em que seus representantes e os do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, preparam uma "cúpula" para os próximos dias entre os dois líderes.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre foguetes Qassam
  • Leia o que já foi publicado sobre Sderot
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página