Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2006 - 18h00

Israel aprova desmantelamento de postos de controle na Cisjordânia

Publicidade

da Folha Online

O premiê israelense, Ehud Olmert, aprovou nesta segunda-feira a retirada de 27 postos de controle na Cisjordânia, informou o vice-ministro israelense da Defesa, Ephraim Sneh.

Os comentários foram feitos pelo ministro na TV israelense, após uma reunião entre Olmert, o ministro da Defesa, Amir Peretz, e outras autoridades da área da Defesa.

Segundo Smeh, Olmert aceitou as propostas de Peretz para diminuir as restrições aos palestinos, com o objetivo de auxiliar o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Além da retirada dos postos de controle, as medidas de segurança aplicadas e pedestres e veículos também serão diminuídas nos 16 principais postos de controle da Cisjordânia.

Olmert prometeu a Abbas que irá "supervisionar pessoalmente" a retirada dos postos de controle, para dar aos palestinos mais liberdade de movimento.

De acordo com Sneh, a proposta inclui o aumento do fluxo de mercadorias por meio das passagens de Karni e Kerem Shalom.

Peretz afirmou durante audiência entre o Parlamento e os Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa que há, atualmente, cerca de 400 postos de controle em toda a Cisjordânia. Segundo Peretz, 59 postos serão removidos --incluindo os 27 que serão retirados imediatamente.

De acordo com o ministro, uma proposta de retirada de todos os postos sem autorização da Cisjordânia em um prazo de dez dias. De acordo com Peretz, um acordo foi alcançado com o Conselho de Yesha --organização que representa cerca de 200 mil colonos da Cisjordânia e da faixa de Gaza-- para que alguns dos postos sejam retirados de forma voluntária.

Peretz disse ainda que está considerando a retirada de cerca de 60 dos 400 postos de controle espalhados pela Cisjordânia. O plano será apresentado ao Knesset [Parlamento] e ao Comitê de Defesa e de Assuntos Estrangeiros após a proposta elaborada por ser vice, Ephraim Sneh.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre o "muro de proteção"
  • Leia cobertura completa sobre a Cisjordânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página