Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2006 - 16h30

Pior terremoto da década em Taiwan mata pelo menos dois

Publicidade

FRANCISCO LUÍS PÉREZ
da Efe, em Taipé

Pelo menos duas pessoas morreram, várias permanecem desaparecidas e 24 ficaram feridas hoje, no maior terremoto da década em Taiwan.

Várias fontes informaram que o abalo sísmico poderia ter desencadeado um tsunami na região, o que, entretanto, não foi confirmado.

"As equipes militares de resgate recolheram dois cadáveres", informou a prefeitura de Pingtung.

Três tremores --de 6,4; 6,7 e 5,2 graus na escala Richter-- abalaram o sul de Taiwan em um período de 14 minutos, a partir das 20h26 (10h26 de Brasília), informou o Serviço Meteorológico Central da ilha.

Até o momento, três pessoas foram resgatadas sob os escombros das casas derrubadas na cidade de Hengchuen, no extremo sul da ilha, disse Chung Chia-ping, prefeito de Pingtung, onde foram registrados 24 feridos, segundo dados do Departamento de Saúde da cidade.

As equipes de resgate estão trabalhando no atendimento a pessoas presas aos escombros, o que faz com que o número de mortos ainda possa aumentar.

Os tremores causaram pânico nas cidades do sul da ilha, onde o terremoto registrou uma intensidade de 5 graus na escala Richter, o pior em um século nessa região, especialmente em Pingtung, localizada a poucos quilômetros do epicentro, e na cidade portuária de Kaohsiung.

Três estradas foram afetadas, oito pessoas estão desaparecidas, várias indústrias foram danificadas, as comunicações telefônicas no sul da ilha foram interrompidas, oito pessoas ficaram presas em elevadores e o metrô de Taipé desativou suas funções, informou a rede de televisão "TTV".

Além disso, uma refinaria de petróleo sofreu um incêndio e foram registrados cortes no fornecimento de eletricidade em várias cidades do sul, acrescentou a emissora.

O epicentro dos tremores ocorreu nas redondezas de Pingtung, no extremo sul da ilha, a 21,3 quilômetros de profundidade, informou o Serviço Meteorológico Central de Taiwan.

A Estação Sismológica da China continental confirmou pelo menos dois terremotos às 10h26 e às 10h34 (horários de Brasília) de entre 7,2 e 6,7 graus na escala Richter.

O serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos e a Agência Meteorológica do Japão também informaram sobre o terremoto, conferindo a ele até 7,1 graus na escala Richter, e advertiram sobre a possibilidade de um novo tsunami no Pacífico em direção às Filipinas, o que foi confirmado pelo Centro de Alarme de Tsunamis do Pacífico.

No entanto, três horas mais tarde, Hiroshi Koide, da seção de terremotos da Agência Meteorológica do Japão, disse que foram esperadas "ondas que não se concretizaram" e acrescentou que "o perigo passou", o que foi confirmado pelo Sistema de Alarme do Pacífico.

Taiwan sofreu seu mais devastador terremoto dos últimos 10 anos em 21 de setembro de 1999, com uma magnitude de 7,3 graus, que causou a morte de mais de 2.400 pessoas e teve seu epicentro nas montanhas do centro da ilha.

Taiwan já sofrera terremotos de 7,1 na escala Richer, em 1935, e de 7 graus, em 1964.

O terremoto de hoje chega no segundo aniversário do forte tremor que atingiu a região costeira da Indonésia em 2004 e gerou o tsunami que matou mais de 230 mil pessoas na Ásia.

Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre Taiwan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página