Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 13h11

Carro-bomba explode próximo a restaurante e mata dez em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

Um carro-bomba que explodiu nesta quarta-feira nas imediações de um movimentado restaurante do leste de Bagdá deixou pelo menos dez mortos e onze feridos, segundo o último balanço da polícia local.

O carro com explosivos foi detonado, aparentemente, por controle remoto, pouco depois do meio-dia, em frente ao restaurante Nasif. Ao menos 11 pessoas ficaram feridas.

A explosão causou danos materiais no restaurante e em quatro veículos civis, acrescentaram as fontes.

Um veículo militar americano também ficou danificado hoje devido à explosão de uma bomba na passagem de uma patrulha pela estrada Al Canal, no leste da capital, informaram fontes do Ministério do Interior iraquiano.

O ministério não informou se houve feridos entre os soldados americanos, enquanto o comando militar dos EUA no Iraque não comentou o incidente.

Mais violência

Os novos ataques ocorrem depois que, na terça-feira, as explosões de quatro carros-bomba em Bagdá causaram a morte de mais de 40 pessoas.

Três explosões ocorreram quase simultaneamente no sudoeste de Bagdá mataram ao menos 20 pessoas, segundo informações oficiais. Cerca de 35 pessoas também ficaram feridas.

As três explosões coordenadas ocorreram em um cruzamento movimentado no distrito de Bayaa, um bairro predominantemente xiita. Médicos do Yarmouk Hospital, que receberam as vítimas, relataram que inicialmente 25 pessoas morreram e cerca de 55 ficaram feridas, um número bem maior do que o anunciado oficialmente pela polícia local.

Em ataques separados a mesquitas sunitas no norte e no leste de Bagdá, pelo menos 20 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas.

EUA

Também ontem, o Exército dos Estados Unidos informou que três soldados americanos morreram em outra explosão na capital do Iraque.

No noroeste da cidade, uma bomba explodiu sob o carro de uma patrulha do Exército dos EUA e matou os três militares americanos, segundo o Exército. Pouco antes, os EUA anunciavam a morte de outros três soldados, vitimados por dois incidentes separados no sudoeste de Bagdá.

As mortes desta terça-feira elevam para ao menos 2.975 o número de militares americanos mortos no Iraque desde a invasão do país, em 2003 (de acordo com o cálculo da agência de notícias Associated Press, com base em números do Pentágono).

O número já é maior do que o de mortos oficiais dos atentados contra o World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, quando foram contabilizadas 2.973 vítimas.

Com Efe

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre corpos no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre soldados no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página