Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 22h52

Funeral do presidente Gerald Ford será no sábado

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

As cerimônias fúnebres com honras de Estado do ex-presidente americano Gerald Ford serão no próximo sábado, informaram nesta quarta-feira funcionários oficiais.

Os atos fúnebres em homenagem a Ford, que morreu na terça-feira à noite, aos 93 anos, serão no prédio do Capitólio, após outra cerimônia na sexta-feira, na residência de sua família, na Califórnia (oeste).

No sábado, o cerimonial com honras de Estado começará às 19h (22h de Brasília), com previsão de terminar por volta de 20h20 (0h20 de domingo em Brasília), disse um porta-voz da família Ford em uma entrevista coletiva.

O caixão do ex-presidente americano permanecerá por dois dias na sede do Capitólio para que seja visitado pelo público antes de ser transferido para um lugar reservado no pátio, ao lado do Senado americano, onde ficará até a próxima terça-feira, dia 2 de janeiro.

Depois, o corpo de Ford será levado para a Catedral Nacional, onde será realizada uma missa antes de seu traslado para Grand Rapids (Michigan), onde o ex-presidente descansará na sede do Museu Gerald Ford.

Gerald Ford foi o 38º presidente dos EUA e tentou devolver a calma ao país, abalado pelo escândalo do Watergate, que levou à renúncia de Richard Nixon, em 1974. Em 1976, foi derrotado nas eleições pelo democrata Jimmy Carter.

Gerald Ford tornou-se o único presidente não-eleito da história dos EUA.

O anúncio da morte foi feito pela viúva do ex-presidente, Betty Ford. "Minha família me acompanha ao compartilhar a dura notícia de que Gerald Ford, nosso querido marido, pai, avô e bisavô faleceu aos 93 anos de idade", afirmou o comunicado da ex-primeira dama. "Sua vida esteve plena de amor a Deus, à sua família e ao seu país", acrescentou o texto, sem mencionar as causas da morte.

15.set.1988/John Duricka/AP
O presidente americano Gerald Ford, 93, morreu nesta terça-feira
O presidente americano Gerald Ford, 93, morreu nesta terça-feira
Ford foi o ex-presidente de maior longevidade, ao lado de Ronald Reagan, que também morreu aos 93. Ford enfrentara uma pneumonia em janeiro deste ano e sofria de problemas cardíacos. Em agosto, passou por uma angioplastia na Clinica Mayo, em Rochester, no Estado norte-americano de Minnesota.

Ford foi escolhido como vice do presidente Richard Nixon e assumiu o cargo em dezembro de 1973, após a queda do então vice-presidente, Spiro Agnew, por denúncias de corrupção. Nixon renunciou em agosto de 1974, após as acusações de praticar escutas ilegais contra adversários políticos, no escândalo conhecido como Watergate.

Um mês após assumir a Presidência, Ford concedeu um perdão para todos os crimes cometidos pelo seu antecessor. Para muitos analistas, o gesto foi decisivo para a derrota de Ford nas eleições de 1976. O republicano perdeu para o democrata Jimmy Carter.

Foi no governo de Ford --38º presidente dos EUA-- que a guerra do Vietnã chegou ao fim, com a queda de Saigon, em abril de 1975. No seu governo de pouco mais de dois anos, Ford foi alvo de dois atentados fracassados (leia mais).

A viúva de Ford, Betty, tornou-se conhecida por assumir publicamente seu vício em álcool e liderar campanhas de combate ao alcoolismo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia a cronologia dos principais fatos da vida de Gerald Ford

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerald Ford
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página