Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 18h30

Saddam será enforcado até sábado, diz juiz iraquiano

Publicidade

da Folha Online

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein deverá ser enforcado entre a noite desta sexta e o sábado, afirmou Munir Haddad, juiz da Corte de Apelações do Alto Tribunal Penal iraquiano, que assistirá à execução. Na última terça-feira, o tribunal ordenou o enforcamento do ex-ditador em até 30 dias pela morte de 148 xiitas em 1982.

Duas forcas já foram preparadas, uma delas na zona verde de Bagdá, a mais protegida da cidade, informou à agência Ansa Bahaa al Arraji, presidente da comissão de Justiça do parlamento iraquiano.

AP
Saddam Hussein aguarda enforcamento nesta sábado na região de Bagdá
Saddam Hussein aguarda enforcamento nesta sábado na região de Bagdá


As forças norte-americanas que ocupam o Iraque estão em estado de alerta contra eventuais reações pela execução do ex-presidente Saddam Hussein, informaram hoje fontes do Pentágono.

"Saddam será enforcado esta noite ou amanhã. Representarei a Corte de Apelações durante a execução da sentença. O procurador Munqith al Farun estará lá também", garantiu Munir Haddad aos jornalistas, em sua residência na Zona Verde, em Bagdá.

"O gabinete do primeiro-ministro me pediu para estar preparado para um atraso de uma hora", acrescentou.

Um dos advogados da defesa de Saddam Hussein afirmou nesta sexta-feira em Amã que, segundo as informações que ele tem, o presidente iraquiano deposto será executado "sábado ao amanhecer".

"Segundo as informações de que dispomos, Saddam Hussein será executado neste sábado ao amanhecer", indicou este advogado sob anonimato.

Outro advogado, Issam Ghazaoui, havia afirmado previamente que as autoridades americanas lhe haviam enviado uma mensagem eletrônica que anulava uma visita prevista para sábado em Bagdá entre os advogados de Saddam Hussein e o ex-ditador.

"Acabo de receber uma mensagem eletrônica das autoridades americanas em Bagdá na qual o responsável pela segurança afirma que decidiu anular nossa visita prevista para sábado para encontrar o presidente Saddam Hussein", indicou Ghazaoui.

"A mensagem indica que as autoridades penitenciárias americanas estão 'ocupadas com outras coisas'", acrescentou o advogado.

"O responsável americano afirma que, mesmo que venhamos, não poderemos ver Saddam Hussein porque 'ele não está com os americanos'", diz o advogado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Brasil critica condenação à morte de Saddam Hussein
  • Haider pede que europeus salvem Saddam e que Bush seja julgado
  • Cardeal diz que matar Saddam é compensar crime com outro crime
  • Saddam ainda está sob o controle dos EUA, afirma Washington
  • Saddam será executado sábado ao amanhecer, diz um de seus advogados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página