Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 12h06

Otan mata dez supostos talebans no sul do Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Cabul

Dez supostos talebans, entre eles um que seria comandante de distrito, morreram no sul do Afeganistão em confrontos com forças da polícia afegã e da Otan (aliança militar ocidental), informou nesta quarta-feira em Cabul o Ministério do Interior.

Os choques ocorreram nesta segunda-feira, quando os agentes afegãos, apoiados por forças aéreas da Otan, atacaram o refúgio dos militantes no distrito de Gramsir, na Província de Helmand, disse o porta-voz do Interior Dai Mohammad Rasa.

Rasa afirmou que as tropas mataram na operação o mulá Maroof, comandante que supostamente estava a cargo das atividades dos militantes no distrito de Gramsir.

Helmand foi uma das Províncias mais afetadas pela violência no Afeganistão, que só no ano passado deixou 4.000 mortos.

Em 19 de dezembro, o mulá Akhtar Osmani, integrante da cúpula dos talebans e estreito colaborador do mulá Omar, morreu na Província em um ataque aéreo das forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Um porta-voz da Força para a Assistência à Segurança (Isaf) sob comando da Otan disse hoje em Cabul que a única coisa que a organização fez de errado em 2006 foi matar civis por erro.

"Acho que a única coisa que fizemos mal, e estamos trabalhando muito para melhorar no próximo ano, foi matar civis inocentes", disse o brigadeiro Richar Nugee em entrevista coletiva.

Nugee ressaltou, porém, que a Isaf matou muitos menos civis inocentes que os talebans: "Não se pode fazer absolutamente nenhuma comparação", afirmou, antes de acrescentar que os talebans mataram cerca de 400 civis desde outubro.

O ano passado foi o mais sangrento no Afeganistão desde a invasão liderada pelos EUA, em 2001, com cerca de mil civis mortos entre o total de vítimas.

Muitos deles morreram ao ficarem presos no fogo cruzado entre as duas partes, enquanto centenas perderam a vida quando suas casas foram bombardeadas ao serem consideradas supostos refúgios de terroristas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre a Otan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página