Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2007 - 22h20

Assume hoje o primeiro legislador muçulmano do Congresso dos EUA

Publicidade

da France Presse

O deputado americano Keith Ellison assumiu nesta quinta-feira seu posto no Congresso americano como o primeiro membro muçulmano da Casa, prestando juramento sobre uma cópia do Corão que pertenceu ao terceiro presidente americano, Thomas Jefferson.

Numa cerimônia privada, Ellison, acompanhado por sua esposa Kim, quatro crianças e dezenas de parentes e convidados, usou um Corão de capa de couro da Livraria do Congresso.

A recém-empossada presidente da Câmara, Nancy Pelosi, conduziu a cerimônia.

Ao falar à rede de TV ABC News numa entrevista transmitida na manhã da última terça-feira (2), Ellison disse que era natural que ele jurasse sobre o Corão, o livro da fé islâmica.

"É a escritura que eu leio todos os dias e é o livro no qual busco inspiração", disse Ellison, que se converteu do Catolicismo para o Islã quando era estudante secundário.

Controvérsia

Ellison envolveu-se numa controvérsia quando anunciou, depois de sua vitória na eleição de novembro, que faria seu juramento privado sobre o Corão, uma decisão criticada por um deputado conservador e alguns comentaristas.

Ellison, que é também o primeiro deputado negro americano do Estado de Minnesota, disse que, em seu aprendizado de deputado, utilizará uma página do livro da lenda do beisebol Jackie Robinson, que foi o primeiro jogador negro da Major League (liga principal) do esporte.

"É como Jackie Robinson: ele se preocupou em ser o primeiro jogador negro de beisebol? Não. Ele se preocupou em jogar bem, alcançar seu objetivo", disse Ellison.

Os democratas assumiram o controle da Câmara e do Senado nesta quinta-feira pela primeira vez em 12 anos, dois meses depois de derrotarem os republicanos do presidente George W. Bush nas eleições de novembro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Partido Democrata
  • Leia o que já foi publicado sobre o Partido Republicano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia cobertura completa sobre as eleições americanas de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página