Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2007 - 18h14

Saiba mais sobre a União Européia

Publicidade

da Folha Online

A União Européia (UE) é formada, atualmente, por 27 Estados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia).

O grupo tem três sedes principais, a da Comissão Européia (braço executivo da UE), que fica em Bruxelas (Bélgica), a do Parlamento, que fica em Estrasburgo (França) e a do Banco Central, em Frankfurt (Alemanha).

As origens da UE encontram-se no Plano Schuman, de 1950, que conduziu o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1953. Formalmente, a organização surgiu com o Tratado de Roma, de 1957. A Comunidade Européia consolidou-se, objetivamente, como espaço estratégico ocidental no contexto bipolar da Guerra Fria.

O Tratado de Maastricht, de 1992, rebatizou a comunidade como União Européia. Esse tratado, que substituiu o de Roma, deflagrou a União Econômica e Monetária (UEM) e estabeleceu a meta de definição de políticas externa e de defesa comuns.

A maioria de seus Estados-membros adotou uma moeda única, o euro, a partir de 1999. Suécia e Dinamarca optaram por não aderir ao euro. O Reino Unido está revendo sua posição, mas por enquanto ainda não aderiu à moeda.

A Eslovênia foi o primeiro dos dez membros que aderiram à União Europeia em 1 Maio de 2004 a adotar o euro, que se tornou a moeda oficial do país em janeiro de 2007.

Editoria de arte/Folha Online


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a União Européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página