Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2007 - 04h54

Morre aos 96 anos no Japão o inventor do macarrão instantâneo

Publicidade

da Efe, em Tóquio

Momofuku Ando, considerado o inventor dos macarrões instantâneos japoneses na década de 50, morreu aos 96 anos de um ataque cardíaco, informou hoje a agência de notícias japonesa "Kyodo".

Ando morreu ontem num hospital de Ikeda, em Osaka, no sul do Japão. Dias antes, ele havia discursado para os empregados da Nissin Products, empresa que fundou e da qual era presidente.

O empresário, nascido em 1910 em Taiwan, que desenvolveu toda a sua carreira no Japão. Ela é considerado o responsável por uma das maiores influências sobre a cultura gastronômica japonesa, os macarrões instantâneos de frango ("lamen"), que inventou em 1958.

Segundo ele mesmo gostava de contar, a idéia de criar o produto surgiu pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando viu uma longa fila de gente esperando para conseguir uma sopa de macarrão.

O "rei do lamen" concluiu então que "só haveria paz no mundo quando o povo tivesse comida suficiente".

Durante sua longa trajetória como empresário, que encerrou em julho de 2005, aos 95 anos, Momofuku Ando levou a sua empresa ao primeiro lugar mundial no setor. Além disso, criou um museu dedicado ao "lamen" em Ikeda, e chegou a levar seus famosos macarrões ao espaço.

Em julho de 2005, a Nissin produziu um macarrão especialmente para ser consumido pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, durante uma missão espacial da nave "Discovery".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Nissin Products
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página