Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 12h09

Número de vítimas da gripe aviária na Indonésia chega a 58

Publicidade

da Efe, em Jacarta

Um adolescente indonésio de 14 anos morreu nesta quarta-feira em Jacarta por gripe aviária, elevando o número de vítimas da doença na Indonésia a 58, informou o serviço de informação local Detiknews.

O adolescente foi internado no último dia 4 no Hospital Persahabtan de Jacarta com febre e dificuldades respiratórias, após ter entrado em contato com patos mortos.

As autoridades do hospital confirmaram no domingo que o menor estava infectado com o tipo H5N1 do vírus, o mais letal das quinze variáveis conhecidas da gripe aviária.

Vários frangos foram encontrados mortos no bairro onde o adolescente morava, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse nesta terça-feira que a fonte de contágio ainda não tinha sido confirmada.

A última morte causada pela doença na Indonésia foi de uma mulher de 35 anos da localidade de Tanterang, vizinha a Jacarta, que morreu em 28 de novembro.

Desde esta data não havia notícias sobre novos infectados até que as autoridades confirmaram esta semana a existência de dois novos casos, o do menor e o de uma mulher de 37 anos, também da localidade de Tanterang, elevando a 76 o número total de infectados no país.

A Indonésia é o país com maior número de mortos devido a esta doença, que, segundo dados da OMS, causou mais de 150 mortes no mundo todo.

Apesar de ser uma doença animal, a gripe aviária pode ser transmitida aos humanos e já infectou 260 pessoas no mundo todo desde que foi detectada, em 2003.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página