Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 21h20

Daniel Ortega assume na Nicarágua com projeto integracionista

Publicidade

da Folha Online

O líder sandinista Daniel Ortega, que assumiu o poder na Nicarágua nesta quarta-feira, reiterou sua disposição em trabalhar pela integração regional e pela unidade dos países da América Central.

"Quero ratificar a disposição de continuar trabalhando unido, e de fortalecer a integração e a unidade centro-americana, que são as bases para vencer a pobreza e fortalecer a segurança da região", afirmou o presidente logo após um encontro com o presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca.

Reuters
O sandinista Daniel Ortega assumiu nesta quarta-feira a Presidência da Nicarágua
O sandinista Daniel Ortega assumiu nesta quarta-feira a Presidência da Nicarágua
Ortega também se reuniu hoje com o líder de Honduras, Manuel Zelaya, na sede da secretaria da Frente Sandinista de Liberação Nacional (FSLN, de esquerda).

O líder sandinista, que hoje assumiu o poder na praça dos Não Alinhados, disse estar convencido que a unidade centro-americana permitirá aos países da região obter também maiores acordos com a Europa. O encontro com Zelaya contou com a presença de representantes europeus.

Já Saca discutiu com Ortega a respeito do CA-4, um acordo que permitirá a livre circulação entre a Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Os presidentes também falaram sobre a nomeação de um porta-voz rotativo para a União Européia.

Ortega, que venceu as eleições na Nicarágua em 5 de novembro de 2006, já foi líder do país em outras ocasiões --primeiro como coordenador da Junta de Governo de Reconstrução Nacional, entre 1979 e 1984, e depois como chefe de Estados, de 1985 a 1990.

O líder sandinista, que assume hoje um novo mandato de cinco anos, também se reuniu com o presidente do México, Felipe Calderón. Para a cerimônia de posse de Ortega, enviaram delegações Estados Unidos, Brasil, Rússia, Japão, Coréia do Sul e Chile, e estiveram presentes os presidentes da Bolívia, Panamá, Guatemala, Costa Rica, Taiwan e Colômbia, entre outros.

Leia mais
  • Ortega toma posse "entre novo amigo e antigo inimigo", diz "FT"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniel Ortega
  • Leia o que já foi publicado sobre a Nicarágua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página