Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2007 - 12h45

Navio com 94 pessoas a bordo fica à deriva no mar do Norte

Publicidade

da France Presse, em Londres

Uma embarcação com 94 pessoas a bordo se encontra desde a noite de quinta-feira à deriva no mar do Norte, oeste da Escócia, em um setor atingido por ventos violentos, informou nesta sexta-feira o serviço da Guarda Costeira.

O navio "Orelia" perdeu o motor principal ainda por razões desconhecidas, informou um porta-voz, acrescentando que nenhum dos ocupantes da embarcação foi retirado.

Uma embarcação de assistência, o "Pacific Blade", chegou à área nesta sexta-feira e um segundo navio, o "Far Sovereign", se dirigia para a zona. "Vão tentar lançar um cabo para rebocar o 'Orelia' para o porto de Aberdeen", afirmou ainda o porta-voz.

Durante a madrugada, o barco passou perto de várias instalações petrolíferas, que são numerosas nessa zona do mar do Norte, mas pela manhã se encontrava em alto-mar, sem ameaças de se chocar com plataformas.

O "Orelia" conseguiu manter sua posição graças aos quatro motores que ainda funcionam, explicou George Downie, membro do serviço de Guarda Costeira de Aberdeen.

"O clima está muito difícil, com fortes ventos e um mar com ondas de 10 metros de altura. É muito provável que o motor tenha quebrado por causa de uma onda que causou problemas elétricos", acrescentou.

Pesqueiros

Na Irlanda, dois barcos pesqueiros com nove pessoas a bordo também permaneciam desaparecidos na manhã desta sexta-feira por causa do mau tempo, e o tráfego no Canal da Mancha se encontrava prejudicado pelos violentos ventos que provocaram a morte de um homem no sudoeste da Inglaterra.

Ventos de força 10 (102 km/h) na escala Beaufort forçaram o fechamento momentâneo do porto inglês de Douvres, prejudicando o tráfego marítimo entre França e Inglaterra.

A intensidade dos ventos também provocaram a morte de um homem na quinta-feira. O carro da vítima foi atingido por uma árvore quando circulava por Somerset.

Um pesqueiro irlandês com cinco pessoas a bordo --quatro irlandeses e um ucraniano-- está desaparecido desde quarta-feira à tarde em Dunmore East (costa sudeste do país).

A guarda-costeira irlandesa também procura outra embarcação, a Honeydew 2ª, com quatro homens a bordo, cujo último contato por sistema de posicionamento automático aconteceu na noite de quarta-feira.

Ventos

Um navio cargueiro, que transportava 4.200 toneladas de fertilizantes em um mar do Norte muito agitado, evitou na quinta-feira uma colisão com uma plataforma de extração de gás.

Na França, os serviços meteorológicos divulgaram um alerta laranja, de risco médio, para o norte do país por causa dos ventos de entre 100 e 120 km/h.

O tempo também prejudicou o tráfego tráfico aéreo no aeroporto internacional de Schiphol, Amsterdã, onde foram registrados muitos atrasos.

Em Apeldoorn (norte), uma parte do teto do museu da polícia da Holanda foi levado pelo vento e várias coleções de valor histórico foram cobertas com uma lona para evitar danos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre embarcações à deriva
  • Leia o que já foi publicado sobre o mar do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página