Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2007 - 12h04

Rice viaja ao Oriente Médio sem plano para negociações de paz

Publicidade

da Folha Online

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou neste sábado a Israel, na primeira etapa de uma viagem na qual pretende obter apoio entre os árabe para a nova estratégia americana no Iraque, mas sem um plano para reativar o processo de paz entre Israel e palestinos.

Antes de chegar a Israel, Rice tentou minimizar as expectativas criadas por sua visita com relação ao processo de paz na região, e disse que seu primeiro objetivo é escutar seus interlocutores.

"Não venho com uma proposta, com um plano", disse, segundo a agência de notícias France Presse. "Li muito, quando era universitária, sobre os esforços feitos no passado para fazer progredir a questão israelo-palestina (...) Se não se preparar muito bem o terreno, não se terá êxito."

Ela disse ainda que nenhum plano deve ser "fabricado nos EUA". "Há muitos atores importantes envolvidos e todo progresso na questão entre Israel e palestinos irá requerer [contribuições] de todas as partes."

A secretária, no entanto, disse que deseja ver "como se pode acelerar o Mapa do Caminho" --plano de paz elaborado pelo Quarteto de Madri (EUA, União Européia, Rússia e ONU) e aprovado em 2004.

Rice foi vaga, no entanto, sobre o modo de acelerar as negociações, recordando apenas a necessidade dos palestinos de reconhecerem a existência de Israel.

Leia mais
  • Premiê palestino acusa Israel e EUA de forçarem "guerra civil"
  • Abbas declara ilegal força de segurança ligada ao Hamas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no governo palestino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página