Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2007 - 19h41

Cargueiro afunda no litoral norueguês e derrama 300 toneladas de petróleo

Publicidade

da Efe, em Oslo

Um cargueiro, de nacionalidade cipriota, afundou ontem à noite próximo à costa de Bergen, no sul da Noruega, e derramou cerca de 300 toneladas de petróleo, segundo informações das autoridades litorâneas locais.

O navio, de 180 metros de comprimento e que tinha deixado a cidade norueguesa de Årdal rumo a Murmansk, no extremo noroeste da Rússia, levava a bordo 585 toneladas de petróleo e 72 de diesel, quando teve que enfrentar um temporal com ondas de até sete metros e meio de altura, segundo a Direção Geral das Costas da Noruega.

O organismo de vigilância recebeu ontem um pedido de socorro do navio, que afundou pouco antes da meia-noite.

Helicópteros de salvamento encontraram os 25 tripulantes do cargueiro ilesos, e os levaram até Bergen.

As 300 toneladas de petróleo derramadas são um cálculo provisório, baseado nas declarações do capitão do navio.

A Direção Geral das Costas vigia a zona com navios e helicópteros. As más condições meteorológicas dificultaram os trabalhos de limpeza.

As autoridades litorâneas reconheceram hoje que parte do petróleo já tinha chegado ao litoral de Fedje, embora a maioria continue na área do naufrágio.

Segundo o Instituto Meteorológico, a mancha se desloca em direção ao norte.

O ministro de Pesca Dag Terje Andersen, assinalou hoje que era muito cedo para determinar a dimensão do derrame, mas destacou que pouco depois do naufrágio, já havia na zona quatro navios, dois deles equipados com aparelhos para sugar o petróleo.

A Direção Geral das Costas norueguesas qualificou o incidente de "muito grave", e estimou que os trabalhos de limpeza poderiam durar no mínimo de seis meses.

Organizações ecologistas norueguesas disseram ter visto aves com manchas de petróleo na ilha de Herdla, uma reserva natural com 220 espécies, embora as autoridades norueguesas disseram não ter conhecimento que o vazamento tivesse chegado até lá.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vazamento de petróleo
  • Leia o que já foi publicado sobre contaminação ambiental
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página