Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 22h19

China faz teste com míssil que destrói satélites e desagrada EUA

Publicidade

da Efe

O governo dos Estados Unidos expressou sua preocupação com um teste que a China realizou na semana passada com uma arma que é capaz de destruir satélites, confirmou nesta quinta-feira a Casa Branca. Até agora Rússia e EUA haviam sido os únicos países a realizar esse tipo de teste, o último deles na década de 1980.

"Os EUA avaliam que os testes e o desenvolvimento deste tipo de armas pela China não estão de acordo com o espírito de cooperação a que aspiram os dois países na área espacial civil", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe.

Segundo o porta-voz, há outros países que se somaram à preocupação de Washington e que também se queixaram às autoridades chinesas pela mesma razão, entre eles Austrália e Canadá.

Gordon disse que o teste foi realizado em 11 de janeiro com um míssil balístico de alcance médio, com base em terra. O mísseil, lançado do Centro Espacial Xichang, destruiu um antigo satélite de previsão do tempo, a uma altitude de cerca de 850 km.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a China
  • Leia o que já foi publicado sobre o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página