Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 09h36

ONU reafirma seu apoio ao processo de paz no Nepal

Publicidade

da Efe, em Katmandu

A Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Louise Arbour, declarou nesta sexta-feira em Katmandu que seu escritório "acompanhará os nepaleses na difícil tarefa de estabelecer a paz e os direitos humanos".

Durante sua visita de cinco dias ao país, Arbour se reunirá com o primeiro-ministro, Girija Prasad Koirala, e com o líder do Partido Comunista do Nepal (maoísta), Prachanda.

Com esta visita, a ONU (Organização das Nações Unidas) quer reiterar seu compromisso com o apoio aos direitos humanos e ao processo de paz no Nepal, após dez anos de guerra civil.

Arbour afirmou que se concentrará em "acabar com a impunidade das violações dos direitos humanos" e ressaltou a necessidade de "um correto funcionamento das leis e do sistema judiciário", além de "enfrentar a discriminação e exclusão sociais".

Em novembro, os rebeldes maoístas, que lutam desde 1996 para derrubar a monarquia e impor um regime comunista, assinaram um acordo de paz com o governo e no início desta semana se incorporaram ao Parlamento.

As negociações entre os rebeldes e o governo começaram quando, em abril de 2006, após uma revolta popular apoiada pelos maoístas, na qual 19 pessoas morreram, o rei Gyanendra foi obrigado a renunciar a seus poderes absolutos e restaurar o Parlamento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página