Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2007 - 08h50

Morre 62ª vítima da gripe aviária na Indonésia

Publicidade

da Efe, em Jacarta
da Folha Online

Uma indonésia de 19 anos morreu de gripe aviária na Indonésia, elevando para 62 o total de vítimas mortais do vírus H5N1 no país, informaram neste sábado oficiais do Ministério da Saúde locais.

Fontes do Ministério da Saúde informaram que a jovem, moradora de Java Ocidental, ficou doente no dia 11 de janeiro, foi hospitalizada no dia 17 e morreu ontem. Aparentemente, ela foi infectada devido ao contato direto com aves de criação contaminadas.

Esta já é a quinta morte por gripe aviária na Indonésia apenas neste ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza 161 mortes no mundo todo desde dezembro de 2003, sem contar a anunciada hoje em Jacarta. Os países com vítimas humanas são Azerbaijão (5), Camboja (6), China (14), Egito (10), Indonésia (61), Iraque (2), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietnã (42).

Apesar de ser uma doença animal, a gripe aviária pode ser transmitida aos humanos e já infectou 260 pessoas no mundo todo desde que foi detectada, em 2003.

Japão

No Japão, um surto do vírus H5N1 causou a exterminação de milhares de frangos na última semana. O número de frangos mortos na fazenda do oeste do Japão onde foi confirmada a presença da gripe aviária subiu para 3.800 e as autoridades começaram a sacrificar as 8.200 restantes, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Cerca de 150 funcionários realizam a operação na fazenda situada na província de Miyazaki. Após o sacrifício das aves, as autoridades inspecionarão outras 16 fazendas situadas em um raio de 10 quilômetros na busca por sintomas da doença.

O quinto caso de gripe aviária no Japão foi atribuído ao vírus H5 pelo governo provincial, mas o Instituto Nacional de Saúde Animal ainda deve determinar a possibilidade de se tratar do variante denominado H5N1, segundo a agência.

Miyazaki concentra a maior parte dos criadores de frangos do Japão, e segundo uma estatística de fevereiro de 2006, 394 fazendas criavam 18.437.000 aves na região.

O último caso de gripe aviária no Japão foi registrado em janeiro de 2006, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página