Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2007 - 08h53

Olmert quer que Shimon Peres seja eleito presidente de Israel

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert vai propor uma emenda legislativa para favorecer a eleição de Shimon Peres à Presidência em substituição a Moshe Katzav, indiciado por estupro e assédio sexual, informou nesta sexta-feira um alto funcionário.

"Olmert quer promover a candidatura de Peres, membro do partido Kadima do primeiro-ministro", declarou esse dirigente que pediu para não ser identificado.

A fonte acrescentou que no domingo, durante a reunião do gabinete, Olmert apresentará um projeto de lei que visa a fazer uma emenda para o procedimento de eleição do presidente pela Knesset (Parlamento) para um mandato de sete anos, sendo que a votação seja realizada mediante mão erguida e não por voto secreto.

Em 2000, Peres, que era então membro do Partido Trabalhista, considerado grande favorito na eleição de presidente pelo Parlamento, foi derrotado, em meio a surpresa geral, por Katzav, membro do Likud (direita) depois do afastamento de última hora dos deputados ultra-ortodoxos.

Uma eleição a mão erguida permitiria a Olmert impor mais facilmente uma diciplina de voto aos membros de seu partido, o Kadima, e a seus aliados, evitando assim que uma dispersão de votos que faça Peres perder outra vez.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Moshe Katsav
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre Shimon Peres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página