Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 02h13

Chávez critica Calderón e elogia Lula em seu programa semanal

Publicidade

da Efe, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou no domingo (28) seu colega do México, Felipe Calderón, que acusou de "subordinado ao imperialismo", e elogiou a postura do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Chávez afirmou que Calderón "parece seguir o mesmo caminho" de seu antecessor, Vicente Fox, a quem chamou de "filhote" do imperialismo.

Em seu programa dominical de rádio e televisão, "Alô, presidente!", Chávez fez um elogio ao presidente Lula, que teria defendido o venezuelano quando foi pressionado.

"(Lula) saiu em minha defesa" e, apesar de "tentarem provocá-lo para que dissesse algo negativo sobre Chávez", ele se negou, porque "Lula é Lula, um ser humano firme, sólido".

No Fórum de Davos, Calderón disse que o México era a esperança do futuro da América Latina e, segundo Chávez, disparou contra Venezuela, Bolívia e Argentina.

"Em Davos, disse que o México é a esperança do futuro. Tomara! Como nós amamos o México! Mas eu tenho grandes dúvidas, pelo caminho que é seguido, que esse seja o futuro do México, subordinado ao imperialismo, ao capitalismo mundial e dizendo mentiras ao mundo (...) para justificar a Alca [Área de Livre Comércio das Américas]", promovida pelos Estados Unidos.

Após lembrar suas discussões com o ex-presidente mexicano Vicente Fox, a quem chamou de "filhote do império", Chávez disse que Calderón "parece seguir pelo mesmo caminho", e em Davos foi "triste ver que um chefe de Estado, para tentar projetar seu país, tenha atropelado outros".

O governante venezuelano também aproveitou seu programa semanal para lembrar as "situações um pouco estranhas" que levaram Calderón ao poder, em referência às polêmicas eleições presidenciais mexicanas. No ano passado, o candidato derrotado, Manuel López Obrador, acusou o adversário de fraudar as eleições.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página