Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2007 - 12h50

Irã atacará interesses dos EUA no mundo se for agredido

Publicidade

da France Presse, em Teerã
da Folha Online

Os interesses dos Estados Unidos serão atacados no mundo todo caso seja lançada uma agressão contra o Irã, declarou nesta quinta-feira o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, à TV estatal iraniana.

"Não devemos ter medo ante os rumores de um ataque americano contra o Irã, já que os Estados Unidos já atacaram o Irã. Os inimigos sabem que qualquer agressão terá como resposta uma reação do povo iraniano contra os agressores e seus interesses em todo o mundo", ameaçou o guia supremo.

"Não acreditamos que ninguém vá fazer semelhante tolice, nem pôr em perigo os interesses de seu país", prosseguiu o aiatolá, em referência ao presidente George W. Bush.

Segundo o aiatolá, alguns dizem que o presidente americano não "calcula nem pesa as conseqüências de seus atos", mas o Irã poderá " fazer uma pessoa assim raciocinar".

Sobre os rumores que indicaram, em janeiro, que o aiatolá sofreria de uma doença grave, Khamenei disse que as informações visam "fragilizar a moral do povo" [iraniano].

Em 11 de fevereiro, dia do aniversário da Revolução Islâmica, "o povo sairá às ruas para mostrar sua resolução de defender o islã e o Irã", prometeu.

Resposta

A Casa Branca rejeitou as ameaças dadas por Khamenei nesta quinta-feira, dizendo que os EUA não têm "qualquer intenção" de ir à guerra contra o Irã.

"De tempos em tempos, Khamenei dá declarações provocativas, e esperamos que elas não sejam dirigidas aos EUA, porque o presidente Bush deixou claro que não pretende ir à guerra contra o Irã", afirmou Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Bush prometeu que irá tentar chegar a uma solução pacífica para a questão nuclear iraniana.

Teerã nega ter a intenção de construir armas e diz que seu programa é totalmente pacífico.

No entanto, Bush diz que se agentes iranianos continuarem a atacar forças americanas ou civis no Iraque, "serão detidos pelos EUA".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Ali Khamenei
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página