Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 11h16

Reino Unido entrevistará quem solicitar passaporte britânico

Publicidade

da Efe, em Londres

O Ministério do Interior do Reino Unido anunciou neste sábado que, a partir de abril, todas as pessoas que solicitarem pela primeira vez um passaporte britânico terão que se submeter a uma entrevista pessoal, em uma tentativa de evitar fraudes.

A nova medida, que gerou polêmica, se estenderá em 2009 a todos os cidadãos que quiserem renovar o documento, seja por vencimento da validade ou por extravio.

Segundo o diretor-executivo do serviço de passaportes e identidade, James Hall, a entrevista obrigatória é um elemento fundamental para evitar a falsificação de documentos e a fraude de identidade, que a cada ano custa ao Reino Unido cerca de 1,7 bilhão de libras esterlinas (2,5 bilhões de euros).

Hall disse que os cidadãos devem encarar a entrevista, na qual serão feitas perguntas sobre dados pessoais e bancários, como os questionamentos que são feitos nos aeroportos, considerados um "incômodo" pontual que traz "benefício" para todos.

Desde outubro passado, o Reino Unido expede um novo modelo de passaporte que inclui um chip de segurança com o rosto de seu dono e detalhes biográficos relevantes. A idéia das autoridades é que, a partir de 2009, todos os documentos do país contenham dados biométricos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre visto
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página