Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2007 - 08h03

Terremoto de 6,6 graus gera pânico na Indonésia

Publicidade

da Efe, em Jacarta
da Folha Online

Um terremoto de 6,6 graus na escala Ritcher atingiu a região indonésia de Kepulauan Obi, nas ilhas Molucas, nesta terça-feira. Até o momento não há informação de vítimas. Após o tremor, que segundo analistas teve uma magnitude suficiente para provocar um tsunami, houve cenas de pânico na região atingida.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter gerou um maremoto que matou mais de 131 mil pessoas só na Indonésia.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica, o tremor ocorreu às 15h06 (6h04 de Brasília), e seu epicentro foi a 0,96 graus de longitude sul e 127,07 graus de latitude leste, 31 quilômetros abaixo do nível do mar.

Horas antes, outros dois tremores já haviam atingido a Indonésia, também, sem deixar vítimas. Um deles, de 5,5 graus na escala Richter, foi registrado por volta das 5h (20h de ontem, no horário de Brasília) na ilha de Sumatra. O outro, de 5 graus na escala richter, atingiu a ilha de Nias meia hora antes.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por aproximadamente 7.000 tremores ao ano, em sua maioria de baixa magnitude.

Especial
  • Leia mais sobre terremotos
  • Entenda a escala Richter

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página