Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2007 - 09h35

Homem-bomba fere três soldados dos EUA em hospital no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Um terrorista suicida disfarçado de médico detonou os explosivos que levava presos a seu corpo nesta terça-feira em um hospital de Khost, no sul do Afeganistão, ferindo três soldados dos Estados Unidos.

Segundo o governador Arsala Jamal, os soldados americanos abriram fogo contra o suicida por achar que ele agia de forma suspeita.

O Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, mas que aos poucos retomou suas atividades no país] avisou que aumentaria de forma drástica o uso de suicidas contra as tropas americanas presentes após o grupo ter sofrido baixas significativas durante batalhas ocorridas no ano passado.

O grupo reivindicou a ação ocorrida nesta terça-feira no hospital e as mortes de quatro soldados americanos ontem , durante combates na Província de Kunar, cidade a oeste do país que faz fronteira com o Paquistão.

Rafiq Maqbool/AP
Soldados dos EUA caminha sob a neve em base militar no oeste do Afeganistão
Soldados dos EUA caminha sob a neve em base militar no oeste do Afeganistão
Apenas neste mês, dez soldados americanos morreram no Afeganistão, oito deles na queda [acidental] de um helicóptero no último domingo (18).

Os EUA e a Otan (aliança militar ocidental) têm realizado intensos combates contra membros do Taleban em diferentes regiões do país, utilizando, inclusive, bombardeios aéreos.

Após meses de trégua causada pelo rigoroso inverno que atingiu o país, o Taleban retomou ataques contra forças do governo e tropas ocidentais.

Mais de 4.000 pessoas, um quarto delas civis, morreram em ações violentas no Afeganistão no ano passado --período mais sangrento desde que os EUA invadiram o país para depor o governo Taleban, que apoiava Osama bin Laden, responsável pelos ataque terroristas de 11 de Setembro nos EUA [quando aviões comandados por terroristas atingiram as torres gêmeas, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington. Cerca de 3.000 pessoas morreram].

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre Otan
  • Leia o que já foi publicado sobre os EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página