Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2007 - 19h32

Vídeo mostra autor de ação fracassada em Londres fugindo em burca

Publicidade

da Folha Online

Imagens de um circuito de segurança divulgadas nesta terça-feira em um tribunal britânico supostamente mostram um dos autores dos atentados terroristas fracassados de 21 de julho de 2006 em Londres fugindo disfarçado em uma burca.

De acordo com o tribunal, o terrorista, identificado como Yassin Omar, 26, seguiu de Londres para Birmingham vestido na burca, vestimenta que cobre as muçulmanas dos pés à cabeça.

Ele é um dos seis réus acusados por uma corte de Woolwich de elaborar um plano terrorista que visava atingir o sistema de transportes de Londres duas semanas após uma ação que matou 52 pessoas devido a quatro explosões em metrôs de Londres, em 7 de julho de 2006.

De acordo com a corte, Omar disfarçou-se com a burca um dia depois da ação fracassada.

Imagens suas vestindo o traje muçulmano foram capturadas pela câmera de segurança da estação Golders Green, no norte de Londres. As imagens mostram Omar trajando uma burca preta e se misturando a transeuntes na estação Digbeth, em Birmingham, mais tarde.

Omar foi detido em uma casa de Birmingham, em 27 de julho. Imagens divulgadas hoje mostram a casa onde ele foi preso, durante uma operação realizada na madrugada por policiais de grupos de elite e agentes da polícia de West Midlands.

Após sua prisão, Omar foi entregue à Scotland Yard. O suposto terrorista, que é de New Southgate, no norte de Londres, nega as acusações de conspiração para assassinato e conspiração para realizar explosões que significassem risco a vidas humanas.

Os outros réus do processo são: Muktar Said Ibrahim, 29, Stoke Newington (norte de Londres), Adel Yahya, 29, de Tottenham, também no norte de Londres, Manfo Kwaku Asiedu, 33 (sem residência fixa), Hussain Osman, 28, (sem residência fixa) e Ramzi Mohammed, 25, de North Kensington, oeste de Londres. Todos negam as acusações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Birmingham
  • Leia o que já foi publicado sobre a burca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página