Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 07h49

Polícia dos EUA detém mais de 400 em operação antidrogas

Publicidade

da Efe, em Washington

Mais de 400 pessoas foram detidas em vários estados dos EUA em uma operação policial contra um grande cartel mexicano de narcotráfico, em que foram apreendidos US$ 45 milhões e 18 toneladas de drogas, informou o procurador-geral Alberto Gonzales.

Em entrevista coletiva em San Diego, Gonzales explicou nesta quarta-feira que a Operação Imperador Imperial foi iniciada após 20 meses de investigação sobre o cartel Víctor Emilio Cazares-Salazar, que distribuía mensalmente nos Estados Unidos várias toneladas de drogas, segundo um comunicado do Departamento de Justiça.

As detenções foram feitas na Califórnia, Arizona, Illinois e Nova York. As 18 toneladas de drogas apreendidas incluem maconha, cocaína, metanfetamina, metanfetamina pura e heroína. Também foram confiscados US$ 6,1 milhões em propriedades e ativos, cem armas e 94 veículos.

"A operação é um exemplo da colaboração entre órgãos internacionais, federais, estaduais e locais que desmantelaram uma das maiores organizações de tráfico de drogas entre México e EUA", disse Gonzales.

Segundo a investigação, o cartel transportava a droga por terra, mar e ar. Ela era levada da Colômbia e Venezuela através da América Central até o México, inclusive em aviões.

Do México, os narcóticos entravam nos EUA cruzando diversos pontos da fronteira do sudoeste americano, chegando a Los Angeles e San Diego. Em seguida, o cartel distribuía as drogas em Nevada, Arizona, Nova York, Ohio, Colorado, Geórgia, Alabama, Arkansas, Kentucky e Texas, entre outros Estados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre operações antidrogas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página