Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 10h43

Bin Laden continua vivo e na ativa, diz comandante Taleban

Publicidade

da Efe, em Londres

O mulá Dadullah, comandante da milícia Taleban [grupo que controlava 90% do Afeganistão até 2001, quando foi deposto por ação militar dos EUA na invasão ao país] disse que o líder da rede terrorista Al Qaeda, o saudita Osama Bin Laden, continua vivo e na ativa, mas que atualmente é "difícil vê-lo".

Em declarações à rede de TV britânica Channel 4, Dadullah admitiu, no entanto, não ter visto o terrorista mais procurado do mundo desde a queda do regime Taleban em 2001, e acrescenta que "só seus companheiros o vêem".

Bin Laden "está vivo e não se transformou ainda em mártir", afirmou o comandante Taleban, segundo o qual ambos estão em contato indireto e trocam mensagens sobre planos de batalha.

"Embora seja difícil reunir-se com Osama Bin Laden nestes dias, é fácil obter informações sobre ele. Seus companheiros nos mantêm informados", disse Dadullah.

Em relação à atual ofensiva da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o comandante Taleban adverte que os americanos "colherão durante muito tempo, tanto no Afeganistão como em outras partes, o que semearam".

"São incontáveis os soldados da base que querem ser mártires suicidas. Apontam-se em centenas e há mais centenas na lista de espera. Cada um deles está ansioso para ser o primeiro", disse.

Perguntado sobre se não se arrepende de que os Talebans tenham perdido o governo afegão por terem dado cobertura a Bin Laden, Dadullah disse que não, acrescentando que, para os talebans, "o islã é mais importante que todo o resto", incluindo o poder.

"É nosso dever religioso dar asilo a qualquer um que fuja dos infiéis", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página