Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2007 - 15h50

Bolívia ratifica decisão de legalizar folhas de coca

Publicidade

da Ansa, em La Paz

O presidente boliviano, Evo Morales, ratificou sua decisão de buscar a descriminalização do cultivo de folha de coca, mesmo com as críticas de organismos internacionais, e depois de se reunir nesta sexta-feira com representantes do governo norte-americano.

Morales declarou também que não compartilha o enfoque dos informes do governo norte-americano sobre a luta contra as drogas e a situação da democracia na Bolívia.

O presidente esclareceu ainda que mesmo que não concorde com ambos os relatórios e as críticas dos Estados Unidos, sua política sobre a coca buscará os canais de diálogo para manter o nível atual das relações com esse país.

O governante fez a declaração depois de se reunir nesta madrugada com o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Randal Tobias, o subsecretário adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Charles Shapiro, e o embaixador desse país na Bolívia, Philip Goldberg.

"Respeitamos qualquer informação, mas a presença na Bolívia do vice-secretário dos Estados Unidos justamente fortalece a democracia em nosso país", declarou o governante.

Sua declaração sobre a democracia fez referência a um relatório que o diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, Michael McConnell, apresentou na quarta-feira (28) no Senado de seu país, no qual afirmou que a democracia "corre risco" na Venezuela e Bolívia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre plantações de coca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página