Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 12h47

Justiça proíbe divulgação de doações para o partido de Tony Blair

Publicidade

da Ansa

O promotor-geral do Reino Unido, Peter Goldsmith, proibiu o jornal "The Sun" de publicar detalhes de uma mensagem eletrônica sobre doações feitas para o Partido Trabalhista em troca de títulos de nobreza no Parlamento britânico.

O e-mail ao qual o "The Sun" teve acesso havia sido enviado por dois conselheiros particulares do primeiro-ministro Tony Blair, o que põe em risco tanto ele quanto o governo.

Há dois dias, Goldsmith impôs uma restrição similar à rede BBC, que foi justificada por haver uma investigação policial em curso.

O e-mail que seria divulgado é o mesmo tanto para o "The Sun" quanto para a BBC. "O promotor lançou a proibição à noite, para não publicarmos nada sobre o assunto e assim evitar que algo venha a público", destacou um comunicado do jornal.

A polícia está investigando desde março do ano passado se os partidos políticos britânicos concederam benefícios, como cadeiras na Câmara dos Lordes, em troca de empréstimos multimilionários.

Nos últimos meses, houve esforços para determinar um possível acobertamento das investigações.

Dois assessores do primeiro-ministro foram presos recentemente, acusados de obstruir a Justiça. O próprio Tony Blair foi interrogado duas vezes como testemunha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página