Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 20h30

Chegada de Bush atrapalha evento de presidente alemão em São Paulo

Publicidade

ANDREA MURTA
da Folha Online

Tumultuado com a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o trânsito atrapalhou o primeiro evento do presidente da Alemanha, Horst Köhler, em São Paulo, onde os dois líderes chegaram nesta quinta-feira.

Marcado para se iniciar às 17h30, o evento, um debate com empresários sobre responsabilidade social corporativa no Club Transatlântico, no bairro Chácara Santo Antônio (zona sul) só começou às 20h devido ao atraso de Köhler.

05.mar.2007/Reuters
Horst Köhler, presidente alemão, chegou ontem ao Brasil
Horst Köhler, presidente alemão, chegou ontem ao Brasil
Interdições no trânsito na zona sul de São Paulo --organizadas para garantir a segurança de Bush-- complicaram o tráfego. Entre a tarde e o começo da noite, uma manifestação contra a visita do presidente norte-americano também interditou a pista sentido Consolação da avenida Paulista. De forma geral, no entanto, a situação não foi anormal: a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 50 km de congestionamento na cidade às 19h30, 17 km a menos que a média para o horário.

Segundo fontes diplomáticas alemãs, a viagem de Köhler tem um forte interesse comercial, marcado pela presença de cerca de 70 empresários em sua comitiva, que buscam oportunidades de negócios na região.

Köhler desembarcou em São Paulo na tarde de hoje. Segundo a assessoria de comunicação do Consulado da Alemanha no Brasil, o evento desta noite terá a presença de diretores de empresas como Gerdau, Basf, Faber Castell, Volkswagen e Henkel.

O Brasil é o maior pólo industrial alemão fora da Alemanha. A visita de Köhler, apesar de não ter a intenção de fechar negócios no país, é voltada para a discussão de experiências empresariais e para a realização de contatos na área.

Agenda

O presidente alemão fica em São Paulo até a noite desta sexta-feira, quando a visita assume caráter social. Amanhã, a programação começa com ida de Köhler à empresa Prensas Schuler, de capital totalmente alemão, em Diadema. À tarde, ele visita o Lar Social Girassol, no bairro Grajaú (em São Paulo), que abriga crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos.

O empresariado não fica de fora da programação: por volta das 18h, Köhler volta a se reunir com a classe em um encontro fechado no hotel Grand Hyatt.

Mais tarde, uma recepção na Pinacoteca do Estado para convidados do consulado alemão receberá o presidente.

Köhler deixa a cidade no próximo sábado (10) em direção à Recife, onde permanece até segunda-feira (12). Neste dia, ele vai a Manaus para se reunir com o governador do Amazonas, Carlos Eduardo de Souza Braga. No Estado-- última etapa da viagem-- o presidente alemão deve incluir na agenda a discussão da preservação ambiental.

Antes de chegar a São Paulo, Köhler foi a Foz do Iguaçu, onde visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, e Brasília.

Na capital brasileira, a agenda do presidente incluiu uma reunião com o presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda na manhã de hoje.

O giro pela América do Sul de Köhler inclui, além do Brasil, o Paraguai, onde permaneceu até esta quarta-feira, e a Colômbia, para onde ele deverá ir após a visita a Manaus.

Leia mais
  • Presidente da Alemanha chega ao Brasil para visita comercial
  • Presidente alemão traz delegação de empresários ao Brasil
  • Casal de irmãos quer mudar lei alemã do incesto
  • MIS expõe em SP tendências da ilustração alemã de livros infantis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página