Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2007 - 12h06

Taleban celebra 50 anos de líder terrorista Osama bin Laden

Publicidade

da Folha Online

Se estiver vivo, o líder da rede terrorista Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden, completa 50 anos neste sábado, data celebrada por membros do Taleban [grupo extremista islâmico que controlava mais de 90% do Afeganistão, deposto pelos EUA no final de 2001].

O longo silêncio de Bin Laden gerou especulações de que o líder terrorista teria morrido. O líder terrorista não divulga nenhum vídeo desde 2004. Gravações posteriores foram identificadas como gravações antigas. Mensagens de áudio form divulgadas em 2006.

"Ele está vivo, tenho 100% de certeza", afirmou o porta-voz do Taleban, Hayatullah Khan, acrescentando que líderes da milícia mantêm contato com Bin Laden, o que reforça a hipótese de que o saudita estaria refugiado na fronteira entre Paquistão e Afeganistão.

AP
O líder terrorista Osama bin Laden, que completa 50 anos hoje caso esteja vivo
O líder terrorista Osama bin Laden, que completa 50 anos hoje caso esteja vivo
Segundo Khan, preces foram dedicadas pelos membros do Taleban em campos do Afeganistão, para marcar o nascimento de Bin Laden, em 10 de março de 1957, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. "Nós rezamos para que Alá lhe dê 200 anos de vida", afirmou Khan por telefone à agência de notícias Reuters, de um local não-identificado.

"Quando acordamos hoje, oferecemos preces coletivas a ele, porque ele é um grande mujahidin", acrescentou. Apesar do silêncio do líder, os EUA temem que a rede Al Qaeda, fundada por Bin Laden, esteja se reorganizando em regiões tribais do Paquistão, e tenha criado braços na Europa, no Norte da África e no Oriente Médio.

Vivo ou morto, o saudita é sem dúvida o maior líder simbólico da chamada "jihad global", guerra terrorista contra os EUA, lançada após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York, que mataram mais de 3.000 pessoas. "Ele é o homem que levantou vozes contra os excessos cometidos contra os muçulmanos em todo o mundo", disse Khan.

Os ataques de 11 de Setembro contra as torres gêmeas ocasionou a maior caça terrorista da história, com mais de 12 mil soldados americanos destacados em desertos e montanhas do Afeganistão por mais de cinco anos.

Os EUA também ofereceram uma recompensa de US$ 25 milhões por qualquer informação que leve à captura de Bin Laden. No entanto, informações da inteligência a respeito de seu braço-direito, o médico egípcio Ayman al Zawahri, são mais freqüentes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página