Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2007 - 20h41

Obama diz que EUA têm de sair do Iraque se não houver reformas

Publicidade

da Folha Online

O senador e pré-candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado que os soldados americanos terão de sair do Iraque, independentemente das conseqüências, se o governo iraquiano não realizar grandes reformas no país.

"Na ausência dessa condição, estaremos apenas jogando dinheiro fora", disse Obama, em um evento. "Temos de ser honestos: na ausência dessas mudanças, se mudanças não forem feitas, não há muito que possamos fazer."

O pré-candidato disse que não há boas opções a serem exploradas no Iraque. "Só temos as opções ruins e as opções piores."

Obama também defendeu reformas nos benefícios para os veteranos de guerra. "Precisamos colocar os serviços para os veteranos em igualdade com outros serviços neste país (...) Um veterano não deveria ter de pedir de chapéu na mão para receber os serviços que merece."

Nesta semana, os democratas na Câmara dos Representantes revelaram um projeto de lei que prevê a retirada das tropas americanas do Iraque até 1 de setembro de 2008. O projeto de lei pede que Bush ateste, no dia 1º de julho e novamente em 1º de outubro, se o governo iraquiano realizou progressos no sentido de melhorar a segurança no país, além de distribuir os rendimentos do petróleo e de criar um sistema justo para melhorar sua Constituição.

Caso Bush confirme que a situação no Iraque melhorou, a retirada das tropas de combate começaria em 1º de março de 2008 e seria concluída até 1º de setembro.

Em caso contrário, a retirada será acelerada. Se Bush não conseguir confirmar que a situação no Iraque melhorou até 1 de julho, a retirada de tropas começaria imediatamente, ainda neste ano, e terminaria em seis meses. O mesmo ocorreria se Bush não conseguir a segunda confirmação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Congresso americano
  • Leia o que já foi publicado sobre Barack Obama
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página