Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2007 - 22h10

Hugo Chávez anuncia construção de refinaria na Nicarágua

Publicidade

da Folha Online
da France Presse

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na noite deste domingo (11) que financiará a construção de uma refinaria de petróleo na província de León, oeste da Nicarágua, o que constituirá um investimento de US$ 2,5 bilhões.

"Me sinto feliz em anunciar que queremos construir na Nicarágua uma grande refinaria, no departamento de León, para trazer petróleo venezuelano para ser processado", anunciou Chávez.

O presidente assumiu o compromisso em um acordo assinado com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, na cidade de León, 92 km ao noroeste de Manágua.

Visita

Chávez chegou na tarde de ontem à Nicarágua para realizar uma visita oficial de um dia e se reunir com seu o presidente nicaragüense, Daniel Ortega, em mais uma etapa de seu giro anti-Bush. Antes de chegar ao país, o presidente venezuelano estava na Bolívia.

Acompanhado de uma grande comitiva, Chávez chegou ao Aeroporto Internacional de Manágua às 17h45 local (20h45 Brasília), onde foi recebido por Ortega e a primeira-dama, Rosario Murillo.

"Estamos dando as boas-vindas a sua terra, a sua pátria, ao nosso irmão presidente" Hugo Chávez, que acompanha a luta da Nicarágua para "conseguir nossa total independência" e erradicar a pobreza, disse Ortega em um breve discurso.

Chávez agradeceu ao povo e ao governo nicaragüenses por abrir "as portas de sua pátria e de seu coração" e por atender ao chamado de [Simón] Bolívar, "que renasce com seus ideais de liberdade por todo o continente, apesar dos esforços do império americano para apagá-lo".
"O império americano é o bombeiro das chamas libertadoras, com suas conhecidas políticas de ingerência, reacionárias (...) com suas invasões, assassinatos, com seus genocídios, com seus golpes de Estado", disse Chávez.

O líder venezuelano, que visitou Argentina e Bolívia nos últimos três dias, tem multiplicado seus ataques ao presidente americano, George W. Bush, que realiza uma viagem pela região.

Leia mais
  • Na Argentina, Chávez ofusca visita de Bush ao Brasil
  • Bush tem plano invisível para América Latina, diz Chávez
  • "Bush veio para dividir e frear movimentos populares", diz Chávez

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre etanol
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página