Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 11h33

Companhia japonesa suspende vôos após pouso de emergência

Publicidade

da Folha Online

A companhia Nippon Airways (ANA) cancelou os vôos de 13 de suas aeronaves fabricadas pela Bombardier depois que o governo ordenou inspeções de emergência.

Um avião modelo Bombardier DHC-8 que transportava 56 passageiros e quatro tripulantes fez um pouso de emergência no aeroporto de Kochi nesta terça-feira [noite de segunda-feira em Brasília] devido a uma falha no trem de pouso.

Ninguém ficou ferido no incidente, o mais recente envolvendo aviões de fabricação da Bombardier que fazem parte da frota da ANA, a segunda maior companhia do japão.

O Ministério japonês dos Transportes ordenou inspeções de emergência em todos os 36 aviões modelo DHC-8 em uso no Japão, para detectar eventuais defeitos no trem de pouso.

O avião, que havia decolado e Osaka, teve de circular por duas horas sobre o aeroporto de Kochi enquanto tentava fazer o trem de pouso funcionar e planejava o pouso de emergência.

As causas da falha ainda são desconhecidas, de acordo com o porta-voz da ANA, Daisuke Kato. O Ministério dos Transportes investigará o caso, segundo o porta-voz Tetsu Shimizu.

Em fevereiro de 2006, outro avião modelo Bombardier da ANA teve problemas no trem de pouso. O piloto abortou uma tentativa de aterrissagem após a falha. A aeronave pousou em seguida com o trem de pouso já funcionando. Nenhum dos 25 passageiros ficaram feridos.

No mês passado, outros dois aviões da ANA fabricados pela empresa canadense fizeram pousos de emergência em Osaka logo após decolarem. Um deles apresentou problemas com o sistema de aquecimento, e o outro teve falha no fechamento de uma das portas.

Em 2004, a asa direita de um avião da Bombardier quebrou durante aterrissagem no aeroporto de Kochi, sem deixar feridos.

O presidente da companhia pediu desculpas pelos problemas enfrentados com a frota da Bombardier durante reunião anual da ANA, em junho de 2006. Na época, a companhia contava com 11 aviões fabricados pela Bombardier, e havia encomendado outros 14.

O pior desastre aéreo da história do Japão ocorreu e 1985, quando um Boeing da Japan Airlines colidiu contra uma montanha, matando 520 das 524 pessoas a bordo.

Leia mais
  • Avião japonês faz pouso de emergência com 56 passageiros a bordo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pousos de emergência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página