Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2007 - 09h41

Ministros palestinos viajarão à Europa e aos Estados Unidos

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O ministro das Finanças do novo governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Salam Fayyad, e o de Exteriores, Ziad Abu Amr, viajarão nas próximas 48 horas à Europa e aos Estados Unidos, segundo a edição de hoje do jornal "Al Quds", de Jerusalém.

Abu Amr e Fayyad, ex-funcionário do Banco Mundial em Washington, exporão a representantes da UE (União Européia) e do governo americano a plataforma do Executivo que tomou posse no sábado, após ser aprovado pelo Conselho Legislativo.

Além de tramitar o reconhecimento para o novo Executivo, seu principal objetivo será conseguir que suspendam o boicote imposto ao Governo do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do movimento islâmico Hamas, vigente desde as eleições palestinas de janeiro de 2006.

Haniyeh está à frente do novo governo de coalizão nacional com o movimento Fatah, de Mahmoud Abbas, presidente da ANP e apoiado pela comunidade internacional.

Abu Amr pediu hoje a Israel que coopere com o novo Executivo palestino e não escondeu "o temor de que desperdice a oportunidade, pois não sabe o que quer", em entrevista que concedeu à rádio pública israelense.

O Gabinete Nacional, presidido pelo primeiro-ministro Ehud Olmert, decidiu hoje não reconhecer o novo governo palestino.

Segundo Abu Amr, os palestinos não exigem que Israel reconheça seu Governo, mas que suspenda o boicote e devolva o dinheiro que acumulou para a ANP como agente de retenção de impostos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página