Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2007 - 17h50

Diferença cai entre os principais candidatos à presidência francesa

Publicidade

da France Presse

Os três principais candidatos à presidência na França, o conservador Nicolas Sarkozy, a socialista Ségolène Royal e o centrista François Bayrou tentam a todo custo se destacar com novas propostas, enquanto as pesquisas diminuem a diferença que os separa.

A lista oficial e completa dos candidatos à presidência francesa será divulgada nesta segunda-feira. Serão 11 ou 12, já que a única incógnita pendente é o líder antiglobalização francês José Bové, cuja candidatura, anunciada no mês passado, poderá ser invalidada pelo Conselho Constitucional.

No momento, os três principais candidatos se encontram "embolados" na frente, advertiu o "Journal du Dimanche".

"Os três favoritos para a presidência reduzem a cada semana a diferença que os separa (...) Eles dividem as pesquisas, incluindo até [o líder da extrema-direita, Jean Marie] Le Pen", comentou o jornal.

O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, continua na liderança (entre 26% e 31%), seguido de perto pela socialista Ségolène Royal (24% e 25%), com François Bayrou no encalço dos dois (21% e 22,5%).

O candidato que mais cresceu nas últimas pesquisas foi François Bayrou. Ele não chegava a 10% no início de janeiro, mas a volatilidade do eleitorado o favoreceu. Na França, 48% do eleitorado assegura que ainda não decidiu seu voto.

O candidato da extrema-direita, Jean Marie Le Pen, que provocou uma tempestade política ao chegar ao segundo turno em 2002, consolida seu quarto lugar, com de 12,5% a 14% das intenções de voto.

Leia mais
  • Sarkozy quer acabar com penas de prisão para usuários de drogas
  • Líder de centro-direita ameaça favoritos à Presidência da França
  • Imprensa européia destaca tom emotivo da despedida de Chirac

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página