Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 16h31

Dois britânicos morrem em acidente com submarino nuclear

Publicidade

da Efe, em Londres

Dois marinheiros britânicos morreram nesta quarta-feira e um terceiro ficou ferido em um acidente ocorrido a bordo do submarino nuclear "HMS Tireless", informou o Ministério da Defesa do Reino Unido.

O acidente ocorreu quando o submarino se encontrava sob a camada de gelo do Ártico, durante uma manobra britânico-americana.

Nem o reator atômico, nem o armamento da embarcação foram afetados pelo acidente. O submarino não transportava mísseis nucleares Trident.

Aparentemente, a morte dos dois marinheiros ocorreu em conseqüência de uma falha no sistema de purificação de ar na proa do submarino.

O marinheiro ferido foi levado para uma base militar dos EUA e não corre risco de morte. O comandante-em-chefe da frota da Royal Navy (Marinha do Reino Unido), almirante James Burnell-Nugent, lamentou o ocorrido e enviou condolências aos parentes e amigos das vítimas.

O "HMS Tireless", que tem 23 anos e capacidade para 130 tripulantes, foi alvo de uma longa polêmica entre o Reino Unido e a Espanha, em 2000, quando atracou na colônia britânica de Gibraltar para a reparação de um problema em seu reator nuclear, permanecendo no local por um ano.

A embarcação, capaz de disparar mísseis americanos Tomahawk, voltou a sofrer problemas em 2003, quando colidiu com um objeto em plena imersão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre submarinos nucleares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página