Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 12h05

Tiroteio ocorre perto da casa de ex-vice-presidente no Congo

Publicidade

da Efe, em Kinshasa

Um intenso tiroteio aconteceu nesta quinta-feira perto da casa do ex-vice-presidente da República Democrática do Congo Jean-Pierre Bemba, segundo testemunhos divulgados por emissoras locais.

O tiroteio começou às 11h30 (7h30 de Brasília), no centro da capital.

Os membros da segurança pessoal de Bemba reforçaram a segurança no local, armados com fuzis, assim como soldados do Exército regular que foram para a região.

Segundo a "Rádio Okapi" --emissora da missão da ONU na República Democrática do Congo --, os disparos também foram ouvidos em outras partes da cidade, como perto da sede da Corte Suprema de Justiça.

As causas do tiroteio ainda é desconhecida, e muitos moradores das áreas afetadas tiveram que sair de casa.

Bemba, ex-líder rebelde congolês, foi derrotado nas eleições presidenciais de 29 de outubro contra o então chefe de Estado, Joseph Kabila, que renovou nas urnas o poder que tinha de fato desde 26 de janeiro de 2001.

Essa eleição foi a primeira votação livre registrada na RDC (ex-Zaire) em mais de 40 anos.

O país, que se tornou independente da Bélgica em 30 de junho de 1960, sofreu quatro décadas de guerras civis, ditaduras e golpes de Estado.

Bemba foi o líder de um dos grupos rebeldes e tornou-se um dos quatro vice-presidentes de Kabila, após a assinatura do acordo para pacificar a RDC, em 2003.

Foi o primeiro tiroteio grave registrado em Kinshasa desde 6 de dezembro, quando Kabila assumiu o poder. Houve confrontos prévios entre partidários dos dois políticos devido a divergências entre os resultados das eleições, questionadas por Bemba.

O ex-vice-presidente mantém sob seu comando milhares de homens armados de seu Exército particular, que se negaram a renunciar às armas e integrar-se às forças regulares.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a República Democrática do Congo
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean-Pierre Bemba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página