Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 14h45

Paquistão realiza novo teste com míssil nuclear

Publicidade

da Folha Online

O Paquistão realizou nesta quinta-feira um novo teste com um míssil de capacidade nuclear de médio alcance dotado de um sistema anti-radar, informou uma fonte oficial do governo paquistanês.

O mais recente teste nuclear havia sido realizado no último dia 3, com o lançamento de um míssil terra-terra de curto alcance com capacidade nuclear. Em 23 de fevereiro, o Paquistão testou um míssil balístico de longo alcance com capacidade nuclear, o Shaheen 2 ou Hatf 6.

O Paquistão desenvolveu diversos modelos da série Haft --de curto, médio e longo alcances. O maior deles pode superar 2.000 km.

AP
Paquistão realiza novo teste com míssil nuclear de médio alcance
Paquistão realiza novo teste com míssil nuclear de médio alcance
O míssil testado nesta quinta-feira, o Haft 7, é uma versão mais avançada do Haft 6 --modelo testado com sucesso em 2005 e 2006-- e tem alcance de 700 km e capacidade de levar ogivas nucleares e convencionais. Autoridades militares observaram a realização do teste.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, divulgou nesta quinta-feira uma mensagem de felicitação aos cientistas e engenheiros responsáveis pela realização do teste.

O Paquistão e a Índia realizam periodicamente testes com mísseis nucleares, como parte de seus programas de armas, alegando que eles são uma resposta à ameaça vizinha.

Os dois países são rivais desde que declararam sua independência do Reino Unido, em 1947, e mantêm uma corrida armamentista.

Em novembro de 2006, os dois governos retomaram o diálogo, que havia sido suspenso em julho de 2006, após os atentados contra trens de Bombaim, que mataram 200 pessoas.

Na ocasião, a polícia indiana atribui a responsabilidade pelos atentados ao Paquistão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Paquistão
  • Leia o que já foi publicado sobre testes nucleares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página