Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2007 - 00h12

Forte terremoto mata 1, fere 40 e gera alerta de tsunami no Japão

Publicidade

da Folha Online

Um forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu o norte do Japão neste sábado, gerando um alerta de tsunami. Segundo informações de agências de notícias japonesas, ao menos uma pessoa morreu [uma mulher de 52 anos] e outras 40 se feriram.

Outro tremor atingiu uma região próxima a Vanuatu, no sul do Pacífico, de acordo com a Agência Geológica da Austrália. Não há, até o momento, informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor no Japão ocorreu por volta das 9h42 locais (21h42 deste sábado, no horário de Brasília) na costa norte de Ishikawa, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, que emitiu alertas para que as pessoas que residem perto do mar deixassem o local e se dirigissem a áreas mais altas, como precaução a um possível tsunami.

TVs japonesas informaram que vários edifícios tremeram de forma violenta durante 30 segundos quando foi registrado o sismo. Outras informações davam conta que um prédio teria desmoronado e que as janelas de uma loja teriam se quebrado. "Nós sentimos um tremor violento. Meus colegas disseram que as casas deles estavam muito bagunçadas, com objetos esmagados espalhados pelo chão", disse Wataru Matsumoto, prefeito da cidade de Anamizu, região próxima ao epicentro do tremor.

De acordo com a rede de televisão NHK, o transporte ferroviário está suspenso nas Províncias de Ishikawa e Toyama também como medida de precaução. A companhia aérea All Nippon Airways cancelou os vôos entre Tóquio e os aeroportos de Noto.

Segundo a agência Kyodo, as usinas nucleares de Tokyo Electric Power e Kansai Electric Power, nas Províncias de Niigata e Fukui, estão operando com normalidade.

O Japão está em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo e os terremotos de grande intensidade são relativamente freqüentes, mas os sismos não costumam provocar danos graves porque construções do país já são preparadas para suportar tremores.

Histórico

Em 17 de fevereiro último, um terremoto de 6,6 graus na escala Richter abalou a ilha de Hokkaido, no norte do Japão. O abalo não deixou vítimas nem prejuízos significativos. O terremoto afetou o leste de Hokkaido, e foi percebido nas cidades de Urahoro, Taiki e Hirooste. O epicentro se situou a 50 km sob o nível do mar, em frente a Tokachi, segundo a agência sismológica japonesa.

Em 2003, cerca de 120 pessoas ficaram feridas em Hokkaido durante uma série de tremores que chegou a atingir 7,8 graus na escala Richter.

O terremoto mais grave ocorrido no Japão recentemente aconteceu em Kobe (oeste), em 17 de janeiro de 1995, com uma magnitude de 7,3 graus na escala Richter. O tremor causou mais de 6.000 mortes.

O tsunami é uma onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira. A palavra vem do japonês "tsu" (porto, ancoradouro) e "nami" (onda, mar).

Com agências internacionais

Editoria de Arte/Folha Online
escala


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tsunami
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página