Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2007 - 18h06

Confinados na Embaixada do Brasil no Congo sairão nesta segunda

Publicidade

da Folha Online

Na próxima segunda-feira (26), no período da manhã, será liberado o grupo de 12 brasileiros --entre militares e funcionários-- confinados na Embaixada do Brasil em Kinshasa, capital do Congo.

A Embaixada do Brasil está localizada no local onde operações militares tentavam conter uma rebelião no país. Os brasileiros estão confinados desde quinta-feira (22), por motivo de segurança.

Segundo o embaixador Flávio Roberto Bonzanini, a situação já está mais calma na cidade. O governo local teria conseguido conter a rebelião, que apoiava o senador e ex-vice-presidente Jean-Pierre Bemba, iniciada na última quinta-feira.

Segundo o embaixador, funcionários congoleses e brasileiros com família no país já haviam sido liberados neste sábado. "Nós achamos mais prudente ficar dentro da embaixada para não expor ninguém a risco desnecessário."

O exército e a polícia tentam, agora, localizar rebeldes infiltrados e apreender armas. "Havia um risco muito grande e imediato. O embaixador da Nigéria sofreu ferimentos e várias sedes de outras representações foram quase destruídas."

A expectativa de Bonzanini é que o ritmo local seja restabelecido em 48 horas. Os conflitos entre rebeldes e tropas do governo deixaram mais de cem mortos.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Violência nas ruas isola grupo em embaixada brasileira no Congo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Congo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página