Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2007 - 02h35

Explosão em mina chinesa deixa 26 mortos

Publicidade

da Efe, em Pequim

Pelo menos 26 mineradores morreram nesta quarta-feira (28) após uma explosão de gás metano em uma jazida de carvão na província de Shanxi, no norte da China. A jazida estava com a licença de produção vencida, segundo autoridades locais.

Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, no momento do acidente 106 pessoas estavam no interior da mina de carvão de Yujialing, na cidade de Yipingyuan.

Um grupo de 80 mineradores conseguiu escapar. Um deles, gravemente ferido, foi socorrido num hospital.

A polícia prendeu o proprietário da mina, Zhou Xiaogen, o diretor, Li Mingshun, e outros responsáveis pela jazida que não teriam observado as medidas de segurança.

A capacidade de produção anual da mina era de 150 mil toneladas de carvão, mas a licença de produção, já vencida, autorizava apenas 90 mil.

É o segundo acidente grave nos últimos dez dias em Shanxi, um dos principais centros de produção de carvão da China. Em 18 de março, 21 mineradores morreram na cidade de Jincheng.

A China tem o maior índice de morte em minas do mundo. Só no ano passado, 4,746 mineradores morreram vítimas de explosões, enchentes e desmoronamentos. Muitas minas passaram por cima dos limites de segurança para atender ao aumento da demanda provocada pelo crescimento econômico.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mortes em minas na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página