Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 22h51

Líder da Câmara dos EUA desafia Casa Branca e viaja à Síria

Publicidade

da Folha Online

Em um aparente desafio à Casa Branca, a líder da Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou uma visita a Síria, país que o presidente George W. Bush já classificou de financiador do terrorismo. A visita foi confirmada apesar de um pedido do governo Bush para que Pelosi não fosse ao país.

29.mar.2007/AP
O presidente George W. Bush e Nancy Pelosi vão a cerimônia no Capitólio
O presidente George W. Bush e Nancy Pelosi vão a cerimônia no Capitólio
"Em nossa opinião, este não é o momento certo de enviarmos esse tipo de visitante especial para a Síria", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack.

Pelosi chegou em Israel nesta sexta-feira.

É sua segunda visita investigativa ao Oriente Médio desde que se tornou líder da Câmara, em janeiro último, o que indica que ela pretende estar lado a lado da Casa Branca na discussão da política externa americana na região.

Pelosi não será o primeiro membro do Congresso em meses recentes a viajar para a Síria, mas como líder da Câmara, ela será o membro mais importante a fazer a visita.

Mensagem

A porta-voz da Casa Branca Dana Perino afirmou que a deputada "deveria parar um pouco e refletir sobre a mensagem que essa viagem envia". "Este é um país que financia o terrorismo, que tenta perturbar o governo [do premiê Fouad] Siniora no Líbano e que permite que guerrilheiros estrangeiros entrem no Iraque através de suas fronteiras", completou.

Oficiais americanos tiveram seu primeiro contato direto de alto nível com representantes sírios em anos quando se encontraram neste mês com oficiais de vários países do Oriente Médio em Bagdá, durante uma conferência internacional sobre o Iraque.

Apesar de o governo ter aconselhado Pelosi contra a viagem, ela receberá informações do Departamento de Estado antes de ir e será assistida no local pela embaixada americana em Damasco.

Agenda

Pelosi e o grupo que a acompanhará na viagem planejam se reunir com o premiê israelense, Ehud Olmert, e depois viajar para a Cisjordânia para se encontrar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas.

A líder da Câmara deverá se dirigir ao Parlamento israelense no que será seu primeiro discurso a uma legislatura estrangeira após assumir o cargo em janeiro.

Em janeiro, Pelosi liderou uma delegação de membros da Câmara para o Iraque, Afeganistão, Israel e outros países vizinhos.

Leia mais
  • Erramos: Líder da Câmara dos EUA desafia Casa Branca e viaja à Síria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nancy Pelosi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Casa Branca
  • Leia o que já foi publicado sobre a Síria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página