Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2007 - 20h08

Ex-secretário da Saúde entra na corrida presidencial nos Estados Unidos

Publicidade

da Efe, em Washington

O ex-secretário da Saúde dos Estados Unidos Tommy Thompson anunciou hoje que concorrerá às eleições internas republicanas para obter a candidatura do partido às eleições presidenciais de 2008

O ex-governador de Wisconsin, de 65 anos, fez o anúncio no programa de televisão "ABC News". No entanto, não foi uma surpresa, já que há meses Thompson está realizando uma campanha extra-oficial.

Thompson entra oficialmente em uma lista que conta com nomes como o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, o senador John McCain e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que lideram as pesquisas.

Embora o nível de apoio esteja muito longe dos nomes mais conhecidos na disputa, o ex-secretário não se importa em ser o "azarão" na corrida. "As coisas começam a ir bem e estou muito otimista sobre o futuro", disse.

Thompson afirmou que, como presidente, adotaria uma estratégia "completamente diferente" do antigo chefe, o atual presidente dos EUA George W. Bush.

Segundo o pré-candidato, ele pediria ao Governo iraquiano que fosse realizada uma votação sobre a permanência ou não das tropas americanas no país e, se o resultado fosse negativo, retiraria os soldados.

No entanto, Thompson rejeitou os projetos de lei aprovados pela Câmara de Representantes e pelo Senado, que marcam uma data para a saída dos soldados americanos do Iraque.

"O que os democratas fazem é dar uma oportunidade aos terroristas", ao dizer que "tudo o que eles [terroristas] têm que fazer é sentar e esperar que os americanos saiam", disse.

Thompson, nascido em Elroy (Wisconsin) em 1941, foi governador de Wisconsin de 1987 a 2001, quando se tornou secretário da Saúde, cargo que exerceu durante todo o primeiro mandato de Bush, até 2005.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ex-secretário Tommy Thompson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página