Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 22h11

Canonização de papa terminará antes de 2010, diz presidente polonês

Publicidade

da Efe, na Cidade do Vaticano

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, disse nesta segunda-feira que o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, garantiu que o processo de canonização de João Paulo 2º terminará antes de 2010.

Kaczynski convocou a imprensa para uma entrevista coletiva após reunir-se com Bertone. Ao presidente Bertone afirmou que o processo de canonização do polonês Karol Wojtyla poderá estar concluído antes do fim do seu mandato presidencial, em 2010.

Segundo o líder da Polônia, que participou dos atos do segundo aniversário da morte de João Paulo 2º, em Roma, Bertone disse que "antes que acabe seu mandato, poderá fazer um lindo anúncio ao povo polonês".

O secretário de Estado do Vaticano não deu mais detalhes nem informou se será anunciada a beatificação ou a canonização. Apesar disso, Kaczynski e seus acompanhantes mostraram-se convencidos de que o anúncio será o da canonização.

Setores da Igreja polonesa não descartam que João Paulo 2º possa ser beatificado em 16 de outubro de 2008, quando a escolha de Karol Wojtyla como Papa completará 30 anos.

Primeira fase

Hoje, foi encerrada em Roma a fase diocesana --primeira etapa-- do processo de beatificação de Karol Wojtyla.

Durante a missa funeral realizada hoje, por ocasião do segundo aniversário da morte de João Paulo 2º, o Papa Bento 16 disse que o processo "será rápido".

O atual pontífice da igreja católica não fez nenhuma referência à possibilidade de "pular" etapas do processo e proclamar diretamente Karol Wojtyla como santo. Esse é o desejo de, entre outros, o cardeal-arcebispo da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, que foi secretário particular de João Paulo 2º durante mais de 40 anos.

O espanhol Joaquín Navarro Valls, que foi porta-voz de João Paulo 2º durante 22 anos, afirmou hoje que gostaria que todas as fases do processo de canonização previsto pela igreja fossem respeitadas, lembrando que o próprio Karol Wojtyla fez o mesmo em casos como o da madre Teresa de Calcutá.

Embora não tenha esperado os cinco anos determinados pela norma vaticana para abrir o processo, todas as etapas foram respeitadas.

No dia em que abriu o processo, João Paulo 2º disse que madre Teresa não teria gostado se tivesse sido privilegiada em detrimento de outros fiéis.

Caminho

O caminho para a santidade tem três degraus: venerável servo de Deus, beato e santo.

"Venerável Servo de Deus" é o título que se dá a uma pessoa morta pelo reconhecimento de ter vivido as virtudes de maneira heróica.

Para alguém ser beatificado, é preciso que, após a morte, aconteça um milagre devido a sua intercessão. Já para a santificação, é necessária a confirmação de um segundo milagre, realizado após a proclamação como beato.

Leia mais
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Aprenda uma simpatia dedicada a Santa Maria Madalena

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página