Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2007 - 10h13

Israel detém chefe de braço armado do Fatah na Cisjordânia

Publicidade

da Efe, em Ramallah

A polícia israelense deteve nesta quarta-feira na cidade de Jericó, na Cisjordânia, Yihad Abu Hanie, o chefe das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa --grupo armado filiado ao Fatah-- segundo fontes palestinas.

Fontes militares israelenses informaram que Abu Hanie está envolvido no planejamento e execução de ataques. Após a captura, o palestino foi entregue ao Serviço de Segurança Geral (Shin Bet) para ser submetido a interrogatório.

Também hoje, um soldado israelense foi ferido em um tiroteio com membros do grupo extremista Jihad Islâmico e das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa no campo de refugiados da cidade de Jenin, informaram fontes policiais palestinas.

O tiroteio ocorreu quando soldados israelenses procuravam um miliciano, aparentemente escondido na escola Al Karame, segundo as fontes. Os soldados detiveram outros cinco palestinos, mas não o foragido.

Nesta terça-feira, na cidade vizinha de Nablus, soldados feriram gravemente Ahmed Sanakra, 22, chefe das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, cujo paradeiro continua desconhecido.

Fontes militares disseram que Sanakra foi levado para um hospital de Nablus, mas seu irmão, Ahmed, desmentiu a informação, alegando que ele recebeu atendimento médico particular, pois em um hospital poderia ser detido pelo Exército de ocupação.

O porta-voz da Polícia de Fronteiras de Israel informou nesta quarta-feira que três cargas explosivas foram encontradas próximo da cidade de Kalkilia, no norte da Cisjordânia, e desativadas por membros do corpo de segurança.

Em função da festividade do Pessach (Páscoa judaica) e da Semana Santa, as autoridades militares fecharam todos os acessos a Israel a partir da Cisjordânia e da faixa de Gaza, e as forças de segurança estão em alerta para evitar possíveis atentados palestinos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  • Leia o que já foi publicado sobre as Brigadas dos Mártires de Al Aqsa
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cisjordânia
  • Leia cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página