Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 17h57

EUA aceitam negociar com Irã durante encontro no Iraque

Publicidade

da Reuters, em Washington

A secretária de Estado dos EUA, Condolezza Rice, anunciou nesta quinta-feira que o governo americano está aberto a negociações diretas com o Irã sobre o papel do país no Iraque.

Os EUA vão participar de um encontro com países vizinhos do Iraque no próximo mês, em local ainda não revelado.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que Rice não vai rejeitar negociações bilaterais com os iranianos no evento. "Não vamos excluir nenhuma interação diplomática em particular", afirmou o porta-voz.

Durante o último encontro dos vizinhos do Iraque realizado em Bagdá no mês passado, o embaixador dos EUA, Zalmay Khalilzad, participou de encontros breves com os delegados da Síria e do Irã. É possível que Rice venha a fazer o mesmo, segundo McCormack.

Com relação ao programa nuclear iraniano, contudo, a postura do governo americano é a mesma. McCormack reiterou que Washington só aceitará se encontrar com Teerã se o país suspender o enriquecimento de urânio

McCormack disse que a decisão iraniana decisão de libertar os 15 marinheiros britânicos que ficaram 13 dias detidos no Irã era bem vinda , mas não teria qualquer impacto na discussão nuclear.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Condolezza Rice
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página