Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2000 - 01h06

Candidatos falam sobre questão militar em debate

Publicidade

da France Presse
nos EUA

Os dois candidatos à Casa Branca trataram na noite desta terça-feira, no debate em Saint Louis (Missouri), de assuntos ligados à capacidade militar dos Estados Unidos e à tensão no Oriente Médio.

"Tenho uma estratégia para o Oriente Médio", afirmou George W Bush sem dar maiores detalhes, mas destacando o seu apoio a Israel.

"Não devemos ditar os termos da paz, mas os Estados Unidos devem ser fortes para preservar a paz. Nossos amigos e nossos inimigos devem saber que quando os Estados Unidos afirmam algo, vão faze-lo", disse Bush, lembrando que o presidente iraquiano Saddam Hussein segue sendo "uma ameaça para o Oriente Médio".

O vice-presidente democrata Al Gore fugiu da questão do Oriente Médio, mas lembrou que os Estados Unidos são "a força militar mais poderosa do mundo".

"Atuarei de modo que esta força seja mantida", disse Gore, lembrando que
foi voluntário na Guerra do Vietnã, onde serviu como correspondente, e que foi membro da Comissão das Forças Armadas no Senado.

Insistindo em sua experiência no tema, Gore lembrou os "desafios muito
sérios" que os Estados Unidos "deverão enfrentar nos próximos quatro anos", sobre tudo em relação a guerra química e biológica.

"Apoio uma modernização do nosso armamento tático e estratégico", disse
Gore, destacando que os Estados Unidos "venceram o conflito de Kosovo sem perder um só homem".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página