Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2007 - 12h26

Acidente entre ônibus escolar e caminhão mata 33 na Turquia

Publicidade

da France Presse, em Ancara

Trinta e três pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas na manhã deste sábado num acidente envolvendo um ônibus escolar e um caminhão que transportava areia na Província de Aksaray, no centro da Turquia, afirmaram as autoridades locais.

O ônibus transportava os alunos de um colégio de Izmir (oeste) com seus professores e alguns pais acompanhantes para a Capadócia, uma famosa região turística.

O procurador-geral de Aksaray, Durmus Akif Özbek, forneceu à imprensa um balanço de 33 mortos e 35 feridos depois de uma visita ao necrotério da cidade, mas não especificou o número de crianças mortas, explicando que muitas vítimas ainda não haviam sido identificadas, segundo a agência de notícias Anatolia.

No entanto, em Izmir, representantes da escola afirmaram à agência que dois motoristas, 15 crianças e 16 acompanhantes tinham morrido na catástrofe.

Özbek confirmou a morte dos motoristas dos dois veículos e declarou que 29 feridos estavam sendo atendidos em Aksaray --sendo 15 crianças, 12 mulheres e dois homens.

Cinco dos feridos, entre eles três crianças, estão em estado grave, disse o representante provincial da Saúde, Akin Südemen. Um balanço anterior mencionava 32 mortos e 30 feridos.

Acidente

A colisão ocorreu por um motivo ainda indeterminado às 06h (0h de Brasília) deste sábado na província de Aksaray, na entrada da Capadócia.

O canal NTV divulgou declarações de responsáveis locais segundo as quais o ônibus teria invadido erradamente a pista da esquerda. A imprensa também sugeriu um possível excesso de passageiros no ônibus, que segundo a Anatolia tinha uma capacidade de 46 pessoas.

No entanto, segundo Özbek, "havia 68 passageiros no veículo".

"Três crianças estavam amontoadas em cada dois assentos, havia passageiros demais no ônibus", declarou um pai acompanhante, citado pela agência Anatolia.

"Não havia passageiros em excesso", sustentou, por sua vez, o segundo motorista do ônibus, que estava dormindo na parte de trás do veículo no momento do acidente.

O canal de TV CNN-Türk mostrou imagens de famílias em prantos reunidas na escola onde estudavam as crianças.

Uma equipe médica foi instalada na escola, e as primeiras listas de feridos estavam sendo elaboradas, segundo a Anatolia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Turquia
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de ônibus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página