Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 10h32

Presidente de Israel discutirá plano de paz com rei da Jordânia

Publicidade

da Efe, em Amã

A presidente interina de Israel e titular do Parlamento, Dalia Itzik, chegou hoje a Amã para tratar com o rei Abdullah 2º da Jordânia sobre a iniciativa de paz saudita, destinada a resolver o conflito entre palestinos e israelenses.

A reunião faz parte de uma rodada de contatos que o monarca começou esta semana para pressionar o governo de Israel a aceitar o plano, lançado na cúpula de Beirute de 2002 e resgatado agora na cúpula realizada em Riad nos dias 28 e 29 de março.

Essa proposta prevê o reconhecimento de Israel pelos países árabes em troca de o Estado judeu se retirar dos territórios ocupados desde a Guerra dos Seis Dias (1967): Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Golã. Israel saiu da faixa de Gaza em 2005.

"Itzik viaja como presidente interina de Israel e como presidente do Parlamento em resposta a um convite pessoal do rei da Jordânia", disse à agência Efe o porta-voz do Parlamento israelense, Giora Pordes.

Abdullah 2º se reuniu esta semana com vários políticos e ativistas de Israel, Estados Unidos e dos territórios palestinos, entre eles o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Durante sua reunião com Olmert, o monarca hachemita pediu ao premiê que consiga "resultados concretos" em seus encontros periódicos com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Abbas está em viagem pela Europa para obter apoio para conseguir negociações de paz completas com Israel.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre a ANP
  • Leia cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página